Análise de Vibração

 

Desbalanceamento, desalinhamento, falhas em rolamentos, falhas em engrenagens, problemas elétricos do motor, etc, são falhas típicas encontradas em todos os equipamentos. Identificação e eliminação desses defeitos são fundamentais para manter a saúde das máquinas e  equipamentos de uma planta. Equipamentos saudáveis significa menor custo de manutenção, maior tempo de atividade, melhor qualidade do produto e um ambiente de trabalho mais seguro para os funcionários. A análise de vibração é a ferramenta indicada para  diagnóstico nessas situações.

Mais de 20 anos atrás, alguém fez a declaração : "As vibrações produzidas em uma máquina são o melhor indicador da saúde da máquina”. Esta afirmação ainda é verdade hoje. De todas as tecnologias de manutenção preditiva (PM), análise de vibração continua sendo a melhor medida de saúde da máquina. Os dados obtidos nestes diagnósticos podem também ser usados ​​para determinar as suas causas.

 

 

O espectro abaixo, se refere a um envelope de aceleração, que possibilitou a ideintificação do defeito de um rolamento e a programação da sua substituição...

 

Envelope de aceleração - Utilizado na detecção do defeito

NA MANUTENÇÂO PREDITIVA

 

Para aqueles que realmente querem passar da manutenção reativa para manutenção pró-ativa, e com a ideia de encontrar e corrigir pequenos defeitos antes que se tornem “tempo de inatividade não planejado”, esta é a melhor tecnologia para máquinas rotativas. Um programa de identificação e eliminação de defeitos em equipamentos de processo é uma parte absolutamente necessária no caminho da disponibilidade, da confiabilidade e do aumento da rentabilidade.

Um axioma verdadeiro provado em estudos de eficácia da Manutenção Preditiva é: "melhor não trabalharmos em nada do que trabalharmos na coisa errada. "Análise de vibração nos ajuda a identificar o componente ou peça que precisa ser tratada, a fim de prevenir ou controlar a falha. Reparos indiscriminados, às vezes introduzem mais problemas do que corrigem.

 

QUESTIONE-SE.....

 

Se você está pensando se deve ou não investir em serviços de monitoramento de condição de vibração, pergunte a si mesmo:

Quantas vezes eu posso suportar o custo de falhas repentinas e inesperadas?

Posso pagar menos para conseguir o tempo ideal de vida útil do equipamento (substituição precoce)?

Tenho expectativa de que minhas máquinas trabalhem pelas próximas X horas, para que tenhamos um produto competitivo?

Se a resposta à última pergunta é sim, como você pode esperar que as máquinas funcionem, se você não sabe a sua condição? Como você sabe que eles são capazes de executar o próximo número X de horas? Um ponto é claro: se você não conhece a condição real das suas máquinas, suas expectativas de que funcionem o número X de horas para produzir é tão carente de lógica como esperar uma direção aleatória para chegar ao seu destino. Se você não quiser se perder nas quebras e paradas não planejadas, você deve entrar no caminho do monitoramento de condição. 

 

CONFIABILIDADE E DISPONIBILIDADE

 

Outras propriedades de valor agregado importantes da análise de vibração incluem o aumento da confiabilidade das máquinas, o aumento da capacidade da planta (através do aumento da eficiência), e melhora na segurança das máquinas.

Análise de vibração também ajuda a verificar resultados de outras ferramentas de manutenção preditiva, a reduzir custos, a reduzir as necessidades de mão de obra, na redução de estoques de produtos (através de agendamento otimizado) e na redução de estoques de peças de reposição.

Um benefício muitas vezes esquecido de uma análise de um programa de eliminação de vibração é que uma máquina nos níveis ideais de vibração é uma "máquina verde". Esta máquina vai consumir menos energia, menos vazamento de substâncias nocivas para o ambiente, e exigem menos peças de reposição. Em suma, um programa de análise de vibração madura pode realmente mudar a realidade da manutenção da sua empresa.

 

A análise de vibração, em muitos casos, é a melhor ferramenta, para a determinação da qualidade de um reparo, startups e comissionamento de equipamentos.

Identificação de defeito no rolamento de um compressor Atlas Copco
Alarmes de bandas de frequência
Alarme de nível global - curva de tendência